Verificando e-mail...

Cordão de identificação de autismo: entenda o que é e a sua importância

Cordão de identificação de autismo: entenda o que é e a sua importância

Provavelmente você já deve ter visto alguém usando um cordão no pescoço com quebra-cabeça amarelo, vermelho e azul. Trata-se do Cordão de Identificação de Autismo. Mas você sabe o que ele significa e por que é usado?

Aproveitando o mês de abril, que é dedicado à conscientização sobre as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como autismo, fizemos este artigo para tirar as principais dúvidas sobre o assunto. Continue por aqui!

O que é transtorno do espectro autista (TEA)?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica e do desenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento.

Ele é chamado de espectro porque pode se manifestar de maneiras muito diferentes em cada pessoa, ou seja, algumas podem precisar de grande suporte no dia a dia, enquanto outras conseguem viver de forma independente, com algumas adaptações.

O espectro autista inclui uma grande variedade de manifestações, desde pessoas com dificuldades severas de comunicação até aquelas com habilidades avançadas em áreas específicas.

O que é cordão de identificação de autismo?

Esse, por sua vez, é um acessório criado para ajudar na identificação de pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente em locais públicos.

Geralmente, ele consiste em um cordão de pescoço (semelhante a crachás de identificação) decorado com símbolos relacionados ao autismo, como peças de quebra-cabeça coloridas ou fitas com a inscrição “Tenho autismo” ou “Sou autista”.

O principal objetivo do cordão é sinalizar que a pessoa pode precisar de compreensão e suporte especial em determinadas situações.

Como o autismo é uma condição invisível, ou seja, não apresenta características físicas evidentes, o cordão pode ajudar a garantir que a pessoa receba um tratamento mais adequado em diversos locais, especialmente no transporte público.

E o cordão do girassol? Entenda o que significa

O Cordão de Girassol é um acessório utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas, ou seja, condições que não são visíveis à primeira vista, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência intelectual, doenças crônicas, surdez, entre outras.

Ou seja, além do cordão com quebra-cabeça, o de girassol também é bastante comum, e o portador com TEA pode escolher qual deles usar.

Ele é um cordão verde com estampas de girassóis amarelos e pode ser usado no pescoço, semelhante a um crachá. O objetivo é sinalizar que a pessoa pode precisar de assistência, paciência ou compreensão em determinados ambientes.

Autismo garante assento preferencial?

Sim! Pessoas autistas têm direito ao assento preferencial em transportes públicos, assim como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. 

Esse direito está previsto na Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), equiparando o autismo a uma deficiência para fins legais.

Apesar de não ser um método oficial de diagnóstico, muitas empresas e instituições já reconhecem o cordão como um sinal de que a pessoa pode precisar de adaptações, como atendimento prioritário, paciência em situações de sobrecarga sensorial ou ajustes na comunicação..

Agora que você já sabe dessas importantes informações, aproveite para compartilhar esse conteúdo com seus conhecidos e familiares! 

Concessionárias e Associadas

Whatsapp