Verificando e-mail...
No dia 7 de abril, comemora-se ao redor do mundo o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, para incentivar a população a adotar hábitos mais saudáveis e ter uma vida mais leve.
No entanto, muitas pessoas não sabem como começar e até ficam com medo de ter que mudar drasticamente suas rotinas. Mas sabia que a realidade é outra?
Com pequenas mudanças de hábito, você pode ser mais saudável, sem perder qualidade de vida ou seus gostos pessoais.
Entenda a seguir alguns hábitos saudáveis que você pode começar hoje e que farão toda a diferença na sua saúde. Boa leitura!
Confira a seguir 4 dicas que separamos para você começar hoje mesmo a ter uma vida mais leve e saudável, com pequenas mudanças que podem aumentar a sua longevidade.
Lasanhas prontas congeladas, miojo, nuggets, hambúrgueres e demais itens ultraprocessados podem até parecer uma boa opção na hora da compra, porque prometem ser refeições de preparo rápido, mas a verdade é que, por trás dos rótulos bonitos, escondem vários ingredientes que fazem mal à sua saúde.
Infelizmente, alimentos ultraprocessados — ou seja, aqueles que passam por várias etapas de produção industrial — estão longe de serem nutritivos, saudáveis e fáceis de digerir.
Atente-se aos ingredientes como sódio, gordura saturada, corantes em excesso e até mesmo açúcar. Consumir, de vez em quando, um alimento desses não te fará mal, mas consumi-los duas vezes ou mais por semana pode aumentar seu colesterol, glicose e trazer problemas futuros, como diabetes, osteoporose e até mesmo obesidade!
É fato: cozinhar o seu próprio alimento ainda é a melhor opção para se alimentar, já que você estará longe de corantes artificiais, conservantes, estabilizadores e demais aditivos, além de poder escolher a medida certa de sal, açúcar e outros temperos.
Provavelmente, você deve estar cansado de ouvir que precisa tomar em média 2 litros de água por dia. Mas sabe o porquê disso?
A água é um elemento essencial para o funcionamento do nosso corpo, já que ela ajuda na digestão dos alimentos, na viscosidade do sangue e no trabalho de órgãos como o fígado, os rins, o intestino e o cérebro!
Dores de cabeça sem motivo aparente, cansaço e até mesmo a perda de vontade de fazer atividades até então divertidas, como caminhar, ler e aprender algo novo, podem ter como uma das causas a desidratação — ou seja, a falta de água suficiente para o seu corpo funcionar bem!
De fato, parece demais tomar 2 litros de água todos os dias, mas para tornar essa atividade mais fácil, você pode separar essa quantidade em várias pequenas doses ao longo do dia.
Uma dica importante: coloque despertadores ao longo do dia para não esquecer de tomar a quantidade certa de água.
O sedentarismo é o fato de você não se exercitar nada ou quase nada por dia. Em um primeiro momento, pode parecer inofensivo, mas é mais perigoso do que você imagina.
A falta de exercícios físicos regulares pode aumentar os riscos de problemas cardíacos, artérias, musculares e até mesmo nos seus ossos. Afinal, quanto mais se movimentar, mais o seu corpo estará oxigenado e ativo.
A ideia não é se tornar um atleta do dia para a noite. Pequenas atividades diárias podem te ajudar a ficar longe do sedentarismo, como por exemplo:
Essa dica pode até parecer um pouco distante dos hábitos saudáveis que abordamos ao longo deste artigo, mas a verdade é que ela pode ser mais saudável do que parece!
Não é novidade que estar preso no trânsito dentro do carro por horas a fio é marcado por preocupações e é estressante, o que, por sua vez, aumenta os níveis de cortisol no sangue.
O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse, e quando está em altas quantidades no sangue, pode causar problemas como insônia, facilidade no ganho de peso, falta de concentração e diminuição da imunidade.
Ao preferir o transporte público, você pode aproveitar para fazer a sua caminhada diária. Aproveitando para ler aquele livro que está parado na estante ou até mesmo curtir a paisagem ouvindo a sua música favorita.
Inclusive, este assunto é tão importante que fizemos um artigo dedicado à relação entre transporte público e a diminuição de estresse. Aproveite e continue a sua leitura com ele.
Inclusive, esse assunto é tão importante que fizemos um artigo dedicado à relação entre transporte público e a diminuição de estresse. Aproveite e continue a sua leitura com ele.